Contrate um escritório com mais de 30 anos de experiência em segurança contra incêndios e participação nas obras mais relevantes de São José do Rio Preto e região.

PROJETOS DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO

Perguntas Frequentes sobre Segurança contra incêndios em São José do Rio Preto e região.

O que é um Projeto Técnico de Segurança Contra Incêndio (Projeto de Bombeiros)?

 

As edificações e também as chamadas áreas de risco necessitam de aprovação pelo Corpo de Bombeiros.
Para se conseguir a aprovação do Corpo de Bombeiros, o processo inicia-se com a apresentação do Projeto Técnico de Segurança Contra Incêndio. Este deve ser elaborado conforme as normas técnicas do Corpo de Bombeiros, que normalmente são regulamentadas por meio de um Decreto Estadual. Entre outros documentos devem ser apresentados detalhes de equipamentos e plantas baixas contendo medidas de segurança contra incêndio, que variam de acordo com o risco, área e altura da edificação, são essas:

 

– Acesso de Viatura na Edificação, Segurança Estrutural, Compartimentação Horizontal e Vertical, Controle de Materiais de Acabamento e Revestimento, Saídas de Emergência, Escadas de Emergência, Brigada de Incêndio, Iluminação de Emergência, Detecção de Incêndio, Alarme de Incêndio, Sinalização de Emergência, Extintores, Hidrantes, Chuveiros Automáticos (sprinklers), Controle de Fumaça, Sistema de Resfriamento, Sistema de Espuma e Gerenciamento de Risco de Incêndio.

 

Junto ao Projeto Técnico de Segurança Contra Incêndio devem ser anexados formulários, memoriais de cálculo, comprovação de responsabilidade técnica do responsável técnico pela elaboração do Projeto Técnico, entre outros. Para a elaboração de Projetos Técnicos de Incêndio (Os famosos Projetos de Bombeiros) é necessário uma empresa especializada. A Graton Engenharia é uma empresa especializada em elaborar Projetos Técnicos de Segurança contra Incêndio.

 

Após protocolado e enviado o Projeto Técnico de Segurança Contra Incêndio para o Corpo de Bombeiros este é avaliado, o Serviço de Segurança Contra Incêndio tem o prazo máximo de 30 (trinta) dias para analisar o Projeto Técnico; Sendo aprovado, o proprietário pode começar as obras. Caso o Projeto Técnico de Segurança Contra Incêndio não seja aprovado devem-se fazer as mudanças apontadas e reenviá-lo para aprovação junto ao Corpo de Bombeiros. A qualquer tempo o CBPMESP pode anular o Projeto Técnico que não tenha atendido todas as exigências da legislação vigentes à época da aprovação;

 

Está com dúvidas sobre Projeto Técnico de Segurança Contra Incêndio? Entre em contato com a Graton Engenharia, basta clicar aqui!

 

Medidas de segurança contra incêndio.
As medidas de segurança contra incêndio tem como objetivo evitar o início do incêndio, e onde não for possível, o mais importante é salvar vidas; e depois diminuir danos ao patrimônio e meio ambiente. Ao ser ativado o Sistema de Proteção Contra Incêndio deve reduzir o risco de incêndio e sua propagação; proporcionar mais segurança à população local e ao meio ambiente; possibilitar facilidade na necessidade de evacuação do local em caso de emergência; facilitar o socorro do Corpo de Bombeiros caso seja necessário.

 

Acesso de Viatura em Edificação.
A edificação deve possuir condições mínimas exigidas para Acesso de Viatura na Edificação e estacionamento de viaturas de bombeiros, visando otimizar seu emprego operacional caso necessário combate a incêndio ou na busca e salvamento de vítimas. O Acesso de Viatura na Edificação é uma medida de segurança presente no Projeto Técnico de Segurança Contra Incêndio.

 

Segurança Estrutural.
Em caso de incêndio, a edificação deve atender a um tempo mínimo de Segurança Estrutural ou Tempos Requeridos de Resistência ao Fogo (TRRF), para evitar o colapso estrutural e possibilitar a operação e salvamento do Corpo de Bombeiros. Dependendo do risco e altura da edificação é dado um tempo mínimo de Segurança Estrutural. A Segurança Estrutural é uma medida de segurança presente no Projeto Técnico de Segurança Contra Incêndio.

 

Compartimentação Horizontal e Vertical.
Segundo Instruções Técnicas do Corpo de Bombeiros algumas edificações devem apresentar Compartimentação Horizontal e Vertical, com o intuito de evitar a propagação de incêndio. A Compartimentação Horizontal pode ser feita por meio de paredes corta-fogo, portas corta-fogo e distâncias entre edificações, evitando a propagação horizontal do fogo. A Compartimentação Vertical visa proteger o fogo de se propagar verticalmente para pavimentos elevados consecutivos. A Compartimentação Vertical pode ser feita por meio de vedação de shafts e distanciamento entre aberturas nos pavimentos, como sacadas e janelas. A Compartimentação Horizontal e Vertical é uma medida de segurança presente no Projeto Técnico de Segurança Contra Incêndio.

 

Controle de Materiais de Acabamento e Revestimento (CMAR)
Todos os materiais de acabamento e revestimento usados na edificação devem atender às Instruções Técnicas do Corpo de Bombeiros estabelecendo padrões para que não haja condições propícias para propagação de incêndio e geração de fumaça em caso de Incêndio. O Controle de Materiais de Acabamento e Revestimento (CMAR) deve ser empregado no piso; parede/divisórias; teto/forro; elevações e cobertura. As exigências quanto à utilização dos materiais serão requeridas conforme a classificação presente nas Instruções Técnicas do Corpo de Bombeiros. O Controle de Materiais de Acabamento e Revestimento (CMAR) é uma medida de segurança presente no Projeto Técnico de Segurança Contra Incêndio.

 

Saídas de Emergência.
As Saídas de Emergência servem para proteger a integridade física da população presente na edificação em caso de necessidade de abandonar o local. Saídas de Emergência são constituídas por acessos, portas, corredores, rampas e escadas. Todas as edificações devem conter Saídas de Emergência, saídas comuns podem servir como Saídas de Emergência desde que atendam as Normas Técnicas do Corpo de Bombeiros, como larguras mínimas e sentido de abertura para portas e corredores, escadas com corrimãos contínuos e acessos desobstruídos. Em caso de exigência de Saídas de Emergência deve se fazer um cálculo de população, previsto em tabelas nas Instruções Técnicas. O dimensionamento de Saídas de Emergência é uma medida de segurança presente no Projeto Técnico de Segurança Contra Incêndio.

 

Escadas de Emergência.

Segundo Instruções Técnicas do Corpo de Bombeiros algumas edificações, dependendo de seu risco e altura devem ter Escadas de Emergência, por norma todas escadas devem ter no mínimo 1,20m de largura porém dependendo do uso esta largura pode variar entre 0,80m até 2,20m deve-se fazer o cálculo de lotação para projetar a escada que atenda as necessidades do edifício, também tendo que se atentar ao caminhamento mínimo da população até a Escada de Emergência e se caso precise ter mais de uma Escada de Emergência. As Escadas de Emergência podem ser do tipo Escada Não Enclausurada, Escada Enclausurada Protegida ou Escada à Prova de Fumaça; deve-se seguir a Instrução Técnica do Corpo de Bombeiros para saber qual escada é necessária para cada edificação, levando em consideração o uso e altura do local. As Escadas de Emergência são uma medida de segurança presente no Projeto Técnico de Segurança Contra Incêndio.

 

Brigada de Incêndio.
A Brigada de Incêndio é responsável pela primeira resposta em caso de Incêndio na edificação, visando combater o início do incêndio, abandono da população do local e primeiros socorros, visando proteger a população e o patrimônio. A quantidade de brigadistas varia de acordo com o uso do local e a quantidade de pessoas fixas por pavimento. A Brigada de Incêndio deve ser treinada por profissional qualificado, e deve-se guardar detalhes dos brigadistas treinados. A Graton Engenharia realiza o treinamento de Brigada de Incêndio. A Brigada de Incêndio é uma medida de segurança presente no Projeto Técnico de Segurança Contra Incêndio.

 

Detecção de Incêndio e Alarme de Incêndio.
Segundo Instruções Técnicas do Corpo de Bombeiros algumas edificações devem ter Detecção de Incêndio e Alarme de Incêndio. Devem ser previstos no Projeto Técnico de Segurança Contra Incêndio, em locais de fácil acesso, visíveis e que sejam funcionais, dispostos à distâncias mínimas e máximas para não comprometer o sistema. Detecção de Incêndio e Alarme de Incêndio são medidas de segurança presentes no Projeto Técnico de Segurança Contra Incêndio.

 

Sinalização de Emergência.
A Sinalização de Emergência é uma medida de segurança prevista nas Instruções Técnicas do Corpo de Bombeiros, esta tem como objetivo identificar as localidades das medidas de segurança como por exemplo hidrantes, extintores, saídas de emergência, entre outros; e atentar para riscos como gases, locais proibidos de fumar e materiais combustíveis. A Sinalização de Emergência deve seguir os critérios das Instruções Técnicas com tamanhos mínimos, cores padronizadas e devem ser dispostas em locais de fácil entendimento e localizadas junto às medidas de segurança; além disso a Sinalização de Emergência deve guiar a população do local para a Saída de Emergência mais próxima de forma eficiente e levando em consideração que a população pode não conhecer o local. A Sinalização de Emergência é obrigatória em algumas edificações segundo Instruções Técnicas do Corpo de Bombeiros. A Sinalização de Emergência é uma medida de segurança presente no Projeto Técnico de Segurança Contra Incêndio.

 

Extintores de Incêndio.
Os Extintores de Incêndio são responsáveis por apagar o incêndio em seu início e evitar propagação. Extintores de Incêndio devem ser inspecionados e recarregados por empresas qualificadas e devem permanecer lacrados, em caso de uso é necessário recarga e se necessário substituir o equipamento. Os Extintores de Incêndio são em sua maioria de água, gás carbônico ou pó químico, cada um tem seu uso para cada situação e materiais existentes no local, deve-se prestar bastante atenção em qual extintor usar em caso de incêndio para não comprometer a população ou até mesmo o patrimônio. Os Extintores de Incêndio são uma medida de segurança presente no Projeto Técnico de Segurança Contra Incêndio.

 

Controle de Fumaça.
O Controle de Fumaça é usado em edificações previstas nas Instruções Técnicas do Corpo de Bombeiros, normalmente utilizadas em locais de altura elevada, áreas muito extensas, átrios, corredores, subsolos, entre outros. O Controle de fumaça tem como objetivo extrair a fumaça do local, ou ao menos conter a quantidade de fumaça para que haja evacuação da população e caso necessário facilitar o salvamento pelo Corpo de Bombeiros. O Controle de Fumaça pode ser feito por meios naturais como aberturas protegidas de intempéries para que haja corrente de ar ou de forma mecânica; de uma forma ou de outra devem ser calculadas as aberturas e quantidade de ventilação. O Controle de Fumaça é é uma medida de segurança presente no Projeto Técnico de Segurança Contra Incêndio.

 

Eu preciso de Projeto Técnico de Segurança Contra Incêndio do Corpo de Bombeiros em Rio Preto e região?

Segundo as Instruções Técnicas, edifícios comerciais e residenciais multifamiliares com mais de 750m² e/ou com mais de 3 andares necessitam aprovação Projeto Técnico de Segurança Contra Incêndio no Corpo de Bombeiros. Em alguns casos, mesmo estando abaixo da metragem e altura é necessário o Projeto Técnico de Segurança Contra Incêndio, como por exemplo se a edificação armazenar líquidos inflamáveis e combustíveis ou materiais que coloquem em risco o meio ambiente; ou que haja reunião de 250 ou mais pessoas.


Está com dúvidas sobre preciso de Projeto Técnico de Segurança Contra Incêndio em Rio Preto e região? Entre em contato clicando aqui!

 

Por que contratar um profissional especializado para Projeto de Segurança Contra Incêndio? Posso fazer Projeto de Segurança Contra Incêndio?
Segundo as leis vigentes, apenas profissionais especializados como engenheiros civis, engenheiros de segurança do trabalho, arquitetos, entre outros podem projetar e se responsabilizar por Projetos de Segurança Contra Incêndio, devido a sua complexidade. Caso o projeto não for dimensionado corretamente, pode colocar em risco tanto o seu edifício como a vida da população. Portanto orienta-se que o proprietário contrate profissionais especializados em Segurança Contra Incêndio, como a Graton Engenharia, com mais de 30 anos de experiência.

 

O que é AVCB? Por quanto tempo é válido?

A sigla AVCB significa Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, documento emitido pelo Corpo de Bombeiros Militar certificando que, no ato da vistoria técnica, a edificação ou área de risco atende às exigências quanto às medidas de segurança contra incêndio. A validade do AVCB varia de 1 a 5 anos dependendo do uso da edificação. Está com dúvidas sobre AVCB? Entre em contato com a Graton Engenharia.

 

Como obter o AVCB em São José do Rio Preto?

Para obtenção do AVCB em São José do Rio Preto é necessário entrar com protocolo no site Via Fácil do Corpo de Bombeiros requerendo que a edificação seja avaliada.


A Graton Engenharia é uma empresa especializada que presta assistência para a obtenção do AVCB. Um projetista qualificado visita o local e aponta quais medidas de Segurança devem ser instaladas, protocolamos o pedido no Via Fácil e acompanhamos o processo até a liberação (ou renovação) do AVCB. Está com dúvidas sobre como obter AVCB em Rio Preto e região? Entre em contato conosco clicando aqui!

 

Como renovar o AVCB?

Segundo Norma Técnica do Corpo de Bombeiros, o AVCB tem validade de 1 a 5 anos dependendo do uso da edificação. É indicado que ao menos um mês antes de vencer, entre com o pedido de renovação do AVCB em São José do Rio Preto. Porém, em alguns casos, se houve troca de uso, aumento de área ou qualquer outra mudança que possa acarretar no aumento de risco e/ou de altura, a edificação existente pode passar a precisar de PTS (Projeto Técnico Simplificado) ou até mesmo de Projeto Técnico de Segurança Contra Incêndio. A Graton Engenharia é uma empresa especializada renovação de AVCB e elaboração de Projetos de Segurança contra Incêndio.

 

O que é PTS?

A sigla PTS significa Projeto Técnico Simplificado. Este é um processo administrativo usado quando segundo as Instruções Técnicas do Corpo de Bombeiros não é necessário Projeto Técnico de Segurança Contra Incêndio, porém é necessário que o Corpo de Bombeiros tenha um registro do projeto com as Medidas de Segurança instaladas no local. Para poder obter o AVCB por PTS a edificação deve cumprir alguns requisitos, entre eles: edificação com área construída menor ou igual a 750 m² com até 3 pavimentos desconsiderando-se o subsolo quando usado exclusivamente para estacionamento (garagem); edificação e/ou área de risco na qual não se exija proteção por sistema hidráulico de combate a incêndio, entre outros.

 

O que é CLCB?

A sigla CLCB significa Certificado de Licença do Corpo de Bombeiros – documento emitido pelo Corpo de Bombeiros Militar, após apresentação dos documentos comprobatórios, certificando que a edificação ou área de risco atende às exigências quanto às medidas de segurança contra incêndio. O CLCB possui a mesma eficácia do AVCB para fins de comprovação de regularização da edificação perante outros órgãos.

 

Projeto de Hidrantes em São José do Rio Preto e região.
O Sistema de Hidrantes é um sistema fixo e pode ser acionado por botoeiras, por acionador automático ou muitas vezes funcionar somente com a pressão do reservatório, como no caso de habitações multifamiliares de grande altura. Este protege o patrimônio e a população.
O Projeto de Hidrantes pode ser necessário para algumas edificações dependendo da sua área, risco de incêndio, altura e etc.
O Projeto de Hidrantes serve para dimensionar o sistema necessário com vazão, pressão e cargas d’água segundo Instrução Técnica do Corpo de Bombeiros e ABNT, contendo tubulações, peças hidráulicas, bombas de incêndio, reservatório de incêndio, hidrantes, mangueiras e registro de recalque para o correto funcionamento para combate contra incêndio da Edificação. O Projeto de Hidrantes deve ser dimensionado de acordo com o risco e área do local, segundo as Instruções Técnicas do Corpo de Bombeiros, e deve estar incluso (caso necessário) no Projeto Técnico de Segurança Contra Incêndio seguido de isométrica, especificações da bomba e memoriais de cálculo. Junto ao Projeto de Hidrantes em São José do Rio Preto e região deve ser anexada a anotação de responsabilidade técnica (ART) comprovando a responsabilidade do projetista técnico.


A Graton Engenharia é uma empresa de engenharia especializada na elaboração de Projetos de Segurança contra Incêndio e Projetos de Hidrantes em São José do Rio Preto e região.

 

Você sabe se seu edifício precisa de Projeto de Hidrantes? Está com dúvidas sobre Projeto de Hidrantes em São José do Rio Preto e região? Entre em contato.

 

Projeto de Sprinklers
O sistema de Sprinklers é um sistema fixo e é acionado automaticamente, os bicos contêm um dispositivo que ao serem expostos à temperaturas elevadas é rompido e libera água pelos chuveiros; é um sistema complexo, e caso não seja dimensionado corretamente pode não só colocar em risco o patrimônio mas também a vida da população presente no local.
Segundo Instruções Técnicas e normas da ABNT algumas edificações necessitam de Projeto de Sprinklers, dependendo do risco, altura, etc.


O Projeto de Sprinklers ou Chuveiros Automáticos dimensiona o sistema com pressão, vazão e cargas d’água segundo Instrução Técnica do Corpo de Bombeiros e ABNT, contendo reservatório de incêndio, registro de recalque, tubulações, peças hidráulicas, bicos de Sprinklers, bomba de incêndio e bombas auxiliares para o correto funcionamento para o combate contra incêndios.
O Projeto de Sprinklers deve ser dimensionado de acordo com o risco e área do local, segundo as Instruções Técnicas do Corpo de Bombeiros, e deve estar incluso (caso necessário) no Projeto Técnico de Segurança Contra Incêndio seguido de isométrica, área de cálculo, especificações da bomba e memoriais de cálculo. Edifícios que necessitam normalmente de Projeto de Sprinklers são shoppings, armazéns, galpões, indústrias, entre outros.

 

Aprovação de Projeto: Corpo de Bombeiros.
Realizamos a entrada e o acompanhamento das aprovações dos projetos junto ao Corpo de Bombeiros até a obtenção do AVCB.

 

Consultoria Contra Incêndio
A Consultoria Contra Incêndio visa estudo de caso, elaboração ou revisão de projeto técnico, avaliação de risco, entre outros. Trabalhando junto à elaboração do projeto arquitetônico ou de engenharia podem ser evitados vários imprevistos que possam dificultar ou encarecer sua execução da obra, contando com trabalho em conjunto aos projetistas e compatibilização de projetos. A Consultoria Contra Incêndio também tem como objetivo avaliar o risco de sua edificação, podendo assim entender qual é o procedimento necessário para sua aprovação junto ao Corpo de Bombeiros ou obtenção de AVCB. Uma boa Consultoria Contra Incêndio lhe dá conforto e segurança, protegendo à população e o patrimônio local, além de evitar gastos não necessários na execução e manutenção dos equipamentos de segurança. A Graton Engenharia presta Consultoria Contra Incêndio para diversos casos.

 

As Vistorias ajudam o proprietário a entender o caso e avaliar o risco de sua edificação, visando proteger a população e seu patrimônio, podendo evitar gastos desnecessários e otimizar o uso de suas medidas de segurança para que posteriormente consiga o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). A Graton Engenharia realiza Vistorias com profissionais qualificados e experientes; Laudos Técnicos e Consultoria Contra Incêndio.

 

O que são Laudos Técnicos?
Laudos Técnicos são avaliações realizadas por profissionais competentes que avaliam situações e testam equipamentos no local para posteriormente relatar em Laudo Técnico a funcionalidade ou não do objeto em questão. A Graton Engenharia realiza Laudos Técnicos com base nas Instruções Técnicas e Normas da ABNT, na experiência de trabalho e conhecimentos técnicos sobre Engenharia de Combate a Incêndio e suas funcionalidades.

 

É extremamente importante que os Laudos Técnicos sejam feitos por profissionais qualificados e experientes, pois um mal funcionamento das Medidas de Segurança Contra Incêndio coloca em risco a vida da população, o meio ambiente e o patrimônio.

Entre em contato conosco!

Fale com algum de nossos engenheiros agora mesmo:

Telefones e Whatsapp:
(17) 9 9203-7437

E-mail: contato@gratonengenharia.eng.br

Graton Engenharia Ltda. – 2022
CNPJ: 13.212.364/0001-87